Educação, Meio Ambiente e o pacto político pela sustentabilidade.
A construção de políticas
públicas orientadas pela defesa do Direito à Educação e do Direito à Vida no
município de Santa Cruz Cabrália exige um amplo pacto pela sustentabilidade no
âmbito local. As Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente
movimentam várias ações em prol desse pacto. Trabalhamos em regime de colaboração com
representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Instituto
do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) e do Núcleo de
Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (NUPEEA) da UFSB.
Historicamente
o município de Santa Cruz Cabrália está atravessado por grandes desigualdades
sociais, uma ascendente diversidade sociocultural e desequilíbrios ecológicos
agravados pela ação humana e pela ocorrência de eventos climáticos extremos.
Essa complexa combinação de fatores impõe no presente a articulação sistêmica
de políticas que levem em conta a indissociabilidade entre o social, o cultural
e o ambiental na produção de condições de vida presente e futura, em que nós,
humanos, e a natureza sejamos reconhecidos sujeitos de direitos.
Somos
um município em que a distância entre ricos e pobres se faz ver entre os que
compram o direito à habitações “pé na areia” e as famílias que são empurradas
para os barrancos periféricos muito além da vista do mar. Aqui as desigualdades
sociais são profundamente marcadas por formas particulares de racismos
ambientais que se expressam nas disputas privadas e públicas pela ocupação
social das paisagens locais. Somos ainda um município com uma grande população
indígena Pataxó, temos a presença de outros povos tradicionais como ciganos,
extrativistas e praticantes de religiões afro brasileiras. As diferenças
culturais que circulam em nosso contexto contam ainda com a presença de pessoas
advindas de outros estados brasileiros e outros países, Santa Cruz Cabrália
possui um cosmopolitismo que multiplica suas identidades culturais. Os
atravessamentos entre as desigualdades sociais e o pluralismo cultural agravam
os desequilíbrios ambientais. As queimadas, a devastação da restinga pela
exploração econômica, assim como a erosão dos bairros periféricos provocada
pela ação humana e pela ocorrência dos temporais são alguns dos efeitos
exemplares dos conflitos que nos desafiam à construção de uma consciência
coletiva, em que o direito à educação e o direito à vida tornem-se parte de um
modo comum de fazer, estar e pertencer ao local.
O
caminho apresentado pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA)
Santo Antônio é a encruzilhada em que nos encontramos durante o processo
eleitoral que definiu os rumos do nosso atual momento político. No dia 13 de
setembro de 2024, todos os candidatos à prefeitura do município assinaram um
documento público em que se comprometeram com a “preservação e valorização do
meio ambiente, incluindo a manutenção e proteção das comunidades tradicionais,
da história e da cultura local, além da conservação da autenticidade do
município como destino turístico ecologicamente sustentável”. Nos termos da
Carta Compromisso assinada pelos então candidatos a prefeito, programas
ambientais como o Programa Município Educador Sustentável (MES) do (MMA) e do
Programa Escola Sustentável do Ministério da Educação (MEC), tornam-se
referências para ações intersetoriais orientadoras do pacto pela
sustentabilidade na construção das políticas públicas locais.
No
dia 19 de dezembro de 2024 as representantes do INEMA e do NUPEEA/UFSB
retomaram o diálogo com representantes das futuras Secretarias Municipais de
Educação e Meio Ambiente do prefeito e vice prefeito recém eleitos, Girlei e
Xêpa. Àquele momento começaram a se desenhar as ações que iriam compor a nossa
atual agenda pela sustentabilidade local. Ultrapassamos o processo de transição
governamental com a reafirmação do compromisso político assumido na campanha
eleitoral e, desde os primeiros dias do governo de que fazemos parte, passamos
a trabalhar em regime de colaboração com instâncias do governo estadual e
federal para nos tornarmos um Município Educador Sustentável.
No dia 19 de março de 2025 conseguimos apresentar a proposta de trabalho para o Prefeito, Vice Prefeito e representantes de todas as secretarias municipais de Santa Cruz Cabrália. Àquele momento, além de uma rica exposição de todo o processo que nos trouxe até aqui, fomos desafiados à composição de um Comitê Gestor do MES com a presença de representantes de todas as secretarias municipais, em condições de igualdade com representantes da sociedade e da comunidade de empreendedores do setor privado. A perspectiva é que no início do mês de junho, por ocasião da semana Mundial do Meio Ambiente, já estejamos com o Comitê Gestor instalado. Esse movimento aponta um dos horizontes da jornada dos próximos anos do governo com que colaboramos: educação e meio ambiente como dupla face de um amplo espectro de políticas públicas comprometidas com a vida das gerações do presente e do futuro.
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