Autonomia financeira e protagonismo territorial das escolas públicas
Todas as
escolas públicas municipais receberam no último dia 18 de junho os recursos
referentes ao Programa para Autonomia Financeira das Escolas de Santa Cruz
Cabrália (PROAFESC). Por decisão da atual gestão municipal os recursos foram
pagos em quota única. Um feito inédito que além de honrar compromissos históricos
locais, assegura o protagonismo territorial das escolas municipais.
O PROAFESC foi
criado pela gestão municipal anterior - no ano de 2022 - e assegura o repasse
direto de recursos oriundos da arrecadação de impostos municipais para as
escolas. Santa Cruz Cabrália é o único município do Território da Costa do
Descobrimento com essa política, o que ressalta a responsabilidade pública da
atual gestão com o legado histórico do governo passado.
Além do
ineditismo histórico em escala territorial e das virtudes políticas
potencializadas pela descentralização de recursos municipais nas e com as
escolas públicas, o PROAFESC fortalece o protagonismo territorial escolar nas
localidades em que estão situadas. As 28 unidades escolares do município estão
localizadas em áreas muito diferentes e marcadas por uma diversidade contextual
com distintas características ambientais, sociais, étnico raciais e políticas.
Ainda que as
nossas escolas tenham necessidades em comum, estejam elas no campo, nas aldeias
e na cidade; cada unidade de ensino possui suas especificidades e gera demandas
que são próprias dos contextos em que estão instaladas. A histórica dependência
de recursos advindos de outras esferas do poder (Estadual ou Federal), assim
como a persistência de uma cultura de centralização administrativa e
clientelismo político em escala local sempre agravou as condições de trabalho e
funcionamento das escolas. Isto supõe que além das características sociais,
ambientais e étnico raciais, as dinâmicas políticas locais aprofundam as
relações assimétricas de poder das escolas dentro da Rede Municipal e dentro
das comunidades em que estão. Quanto mais dependentes de recursos externos,
mais dependentes das forças políticas que lhes são externas. Quanto maior a
autonomia financeira, maior a capacidade de autogestão e protagonismo
territorial de cada escola em seu próprio contexto.
Como parte de
uma política pública de investimento na autonomia financeira e do
fortalecimento da gestão democrática das escolas municipais; o PROAFESC
introduziu na vida pública municipal novas bases normativas próprias da nossa
Rede Municipal de Educação. Foi criado pela Lei N° 682/2022, de 04 de abril de
2022 e implementado pelo Decreto Municipal N° 151/2023, de 20 de junho de 2023,
que posteriormente foi substituído pelo Decreto Municipal N° 178/2024 de 08 de
maio de 2024. Essas bases normativas
introduziram novas configurações organizacionais das instâncias gestoras da
Rede Municipal de Educação, sobretudo com a nomeação de uma Comissão para a
Aplicação e Prestação de Contas referente ao uso dos recursos repassados. A
articulação entre os procedimentos normativos e a operacionalização dos seus
dispositivos gerou a breve série história de repasses que teve início no ano de
2023 e prossegue no ano de 2025.
No seu
primeiro ano em operação o PROAFESC foi pago em três parcelas: 13 de julho de
2023, 05 de dezembro de 2023 e 08 de dezembro de 2023. No segundo ano, o
pagamento foi realizado em duas parcelas: 14 de maio de 2024 e 05 de agosto de
2024. Estamos portanto no terceiro ano de repasse, com uma quota única em 18 de
junho de 2025, introduzindo uma configuração nova na série histórica do
Programa.
Considerando
cada contexto específico, essa breve série história nos permite avaliações
futuras sobre as escolhas políticas mais eficazes quanto ao repasse dos
recursos. No ano de 2023 passamos por uma mudança de governo em escala federal
e pela pior crise climática dos últimos tempos no nosso município. No ano de
2024 enfrentamos uma acirrada disputa eleitoral pela condução dos próximos
quatro anos no executivo e no legislativo municipais, ocorreram ainda - em sua segunda edição - as eleições para gestoras e gestores escolares. Chegamos a 2025 com uma
mudança de rumos no gestão do executivo e do legislativo e já enfrentamos até
aqui desafios impostos pelos eventos climáticos extremos – tivemos que
suspender os festejos juninos por força dos temporais. Ao receber os recursos
disponibilizados agora, cada escola tem o desafio de avaliar as diferentes
nuances históricas constitutivas desse importante investimento público que
afirma o nosso avanço da defesa da escola pública e da democracia.
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